O que é que essa gorda tem na cabeça, afinal?

Dando uma surfada básica na net, procurando uns cortes legais para uma amiga, começo a me deparar com as costumeiras – e infinitas – preocupações com corte de cabelo + rosto das gordinhas.

É um tal de “Repicado disfarça bochechas” aqui, “Tons escuros afinam o rosto” ali, “Platinado não pode, você não vai querer ficar mais gorda né?”, e uns “Cabelo colorido? Nem pensar!”. Claro que não! Afinal, gorda já chama a atenção por si só. Não precisa de um cabelo roxo e acessórios diferentes para atrair mais olhares, não é mesmo? SQN…

My friend Jessika, cientista lacradora, usa cabelo roxo e acessórios divertidos como os óculos dos Minions Steampunk e um corte mais clássico e "não indicado para gordinhas" segundo alguém que se acha no direito de ditar regra na cabela alheia
My friend Jessika, cientista lacradora, usa cabelo roxo e acessórios divertidos como os óculos dos Minions Steampunk e um corte mais clássico e “não indicado para gordinhas” segundo alguém que se acha no direito de ditar regra na cabeça alheia

Pessoal, vamos lá. O que engorda não é o cabelo. Comer no Heart Attack Grill engorda (e provavelmente te mata), hormônio engorda, disfunções metabólicas engordam, certas contas na Suíça engordam… Mas cabelo não. Cabelo não engorda. A menos que você coma uma tonelada de cabelo de anjo (macarrão), cabelo não engorda. Ele pode influir de forma específica na sua aparência. Mas cabelo não engorda. E mesmo se engordasse, quem garante a você que eu não ia topar isso só para ficar diva? Bitch, please! Você não me conhece! Pare de achar que sabe o que eu quero!

My friend Anna, alternando entre cute girl, sexy woman e badass like a boss, com seu vermelhão maravilindo divoso
My friend Anna, alternando entre cute girl, sexy woman e badass like a boss, com seu vermelhão maravilindo divoso

O cabelo reflete muito a personalidade da pessoa. Se você é uma pessoa mais descolada, antenada, provavelmente vai querer um corte mais colorido, moderno, ousado, ou mesmo um geométrico bem marcado, mas algo que definitivamente confere uma personalidade diferente à aparência. Já uma pessoa mais clássica, mais zen, pode optar por um cabelo com uma aparência mais natural, com aquela cara de não mexido, ou mesmo algo apenas elegante, ao estilo chanel clássico. Não interessa como, o cabelo tem que acompanhar a o seu interior, e não o seu exterior. É uma das coisas mais legais que a gente pode mexer e remexer sempre que puder!

chane cabelo
Não é regra, mas é verdade

Eu já ouvi uma moçoila soltar uma frase assim:

Eu não queria mais ser “a gordinha do cabelo rosa”. Eu tinha que mudar! Então eu emagreci!

Amiga, nada contra você emagrecer. Se é assim que você quer, que seja muito feliz na sua escolha! Mas miga, para não ser mais a gordinha do cabelo rosa, bastava mudar de cor! Simples! Porque enquanto você existir, as pessoas vão estereotipar. Vai ser aquela magrinha loirinha que senta no canto ou a moreninha* namorada do Fulano ou a magrinha do cabelo rosa. Você sempre estará nisso. O problema nunca foi ser a gordinha do cabelo rosa. Não confunda as coisas.


*Morena: remete à cor do cabelo e não da pele. Cor de pele é “negra” e no caso a moça em questão era branca.


My friend Náthalie, designer gráfico talentosa, coloridíssima e Pikachu lover!
My friend Náthalie, designer gráfico talentosa, coloridíssima e Pikachu lover!

O mundo já é restritivo demais quando se trata de pessoas gordas. Cintos de segurança curtos, cadeiras pouso resistentes, catracas apertadas, banquetas minúsculas, costuras fracas, cubículos como escritórios, preconceito e falta de informação espalhados, discursos de ódio sendo aplaudidos na mídia, nosso amor próprio sendo condenado, roupas que são absurdamente mais caras em tamanhos maiores, fiscais de prato que aparecem de surpresa para perturbar a sua paz na hora do almoço… Se sua preocupação com meu cabelo for real, favor pagar meu corte de cabelo (que eu escolher, claro). Grata!

My friend Tati diva cantora lacradora platinadíssima like a Xuxa versão @freesiririca
My friend Tati diva cantora lacradora platinadíssima like a Xuxa versão sexy devil

O problema é que, quando uma gordinha quer mudar o cabelo, a coisa só começa na decisão do corte e cor. A ida no salão costuma ser uma tormenta dependendo do lugar onde você vai! O único entretenimento são revistas de dieta, as pessoas falam de gordura como se fosse um crime, alguém tenta lhe sugerir uma dieta e quando você apresenta ao profissional sua escolha ele gasta minutos preciosos da sua vida tentando convencê-la do contrário, preferencialmente com algo mais discreto que combine mais com seu rosto (AKA finja que você não é gorda). Se você tem medo de se posicionar contra, sai de lá odiando seu cabelo de uma forma que vai baixar drasticamente a sua autoestima e sua culpa vai recair sobre seu corpo e não sobre o profissional que não a respeitou.

My friend Jackeline, proprietária e hairstylist do Garage Rock Hair onde o papo-dieta é substituído por cabelos coloridos
My friend Jackeline, proprietária e hairstylist do Garage Rock Hair onde o papo-dieta é substituído por cabelos coloridos

Claro, todo mundo pode usar o cabelo que quiser. Quer usar o repicado? Usa! Quer usar escuro? Usa! Quer usar loiro? Usa! Não quer usar cabelo? Não usa! É simples e todo mundo sai feliz. Não fique nessa neura de disfarçar a gordura com o cabelo, amada, que isso é só o reforço da baixa autoestima disfarçado de mudança de visual. Uma das maiores armadilhas que existem nesse sentido. Ninguém deveria ser levado a disfarçar nada, pois isso invalida quem você é!

Dunia Gif
My friend Dúnia linda dms com os cachinhos coloridos ❤

Pior ainda acontece com as gordinhas negras. Muitas delas estão assumindo seus cachos, seus black powers, usando e abusando de toda a sua beleza natural sem a opressão do alisamento, divando verdadeiramente com aqueles cabelos cheios, os esculpidos, os mais diferentes tipos e até carecas. E o que vemos as pessoas falando? “Abaixa o volume”. Migo, a menos que você esteja realmente preocupado com a saúde auditiva da pessoa, abaixar volume não é uma opção sua.

picasion.com_deb53dbeea8c9ff563e00db80e85e589
Belíssimas mulheres negras ousando com seus cabelos divosos

Miga, listen to me: ouse nos cortes, ouse nas cores. Não tem essa de combinar cor de pele e tipo físico com corte e cor. Mude, apaixone-se por várias você mesma. Use e abuse dessa criatividade dentro de você. Seja sua própria obra de arte. E quanto às pessoas que acham que gorda que tinge cabelo só quer desviar a atenção de sua gordura para a cabeça, ah… Esquece que elas existem, tá?

Tem gorda careca divando também, viu?  Essa sou eu uma hora após raspar o cabelo para doar para virar peruca <3
Tem gorda careca divando também, viu?
Essa sou eu uma hora após raspar o cabelo para doar para virar peruca ❤ Obra do Edu Alves, do Retrô Hair

Bjuxxgg ❤

Anúncios

2 comentários

Os comentários estão desativados.